08 junho, 2011

Reconhece as luzes de NY?


quorum foi reduzido mas a diversão e o prazer para executar os pratos da melhor forma... foram garantidos! Sempre o cheiro de comida invade nossas casas às quartas e o momento de fazer as fotos é engraçado: vale até suspender o abajour para ter mais luz (hahaha). Além do mais, estávamos empolgadas com a vibração das músicas do dvd Divas Las Vegas!
Fome, o perfume do prato e ainda manter o foco para empratar de forma bonita para sair bem na foto... tarefa complexa: “ahhh, vamos comer, porque estou morrendo de fome".
A leveza e o gosto refrescante de erva doce na boca, os diferentes sabores no macarrão.... não tinha como não viajar pensando em terminar o jantar em outro lugar especial: reconhece as luzes de NY?!




































Creme de Erva Doce Assada

2 bulbos de erva doce / 1 cebola média / 2 dentes de alho / 1 talo de alho poró em rodelas (somente parte branca) / 2 colheres de sopa de azeite / 6 xícaras de caldo de galinha / 400gr de batatas descascadas e cortadas em cubo / 1 xícara de creme de leite Sal e pimenta a gosto.
Preparação
1.    Utilize a parte branca (bulbos) da erva doce, cortando-os e dispondo em uma assadeira. Junte a cebola e asse por 25 minutos a temperatura de 180graus. Reserve.
2.    Em uma panela, refogue o azeite com o alho e alho poró até dourar. Junte as batatas, a erva doce e cebola. Acrescente o caldo de galinha e cozinhe até que os ingredientes estejam macios.
3.    Despeje no liquidificador e bata até obter um creme. Retorne para a panela e acrescente o creme de leite. Ajuste o sal e pimenta.
Nota: para ter um creme fino, passe por uma peneira ou utilize um mixer.




Spaguette com molha de salsinha e abóbora assada
1 xícara de folhas de salsinha / 2 xícaras de creme de leite fresco / 2 1/4 xícaras de leite / 2-3 xícaras de tomates maduros picados, sem semente e sem pele / ¼ xícara de farinho de trigo / 2 colheres de sopa de azeite / 1 colher de sopa de cebola em ralada / 500 gramas de spaguette / 3-4 xícaras de abóbora japonesa em cubos de 2cm / 1 colher de chá de sal
Preparação
1.    Disponha a abóbora em uma assadeira, cubra com papel alumínio e asse por 30minutos em fogo 180graus;
2.    Em um recipiente, coloque os tomates em cubo, o azeite o sal (ajuste o sal se necessário). Deixe marinando por 1hora;
3.    Ferva o leite. Dissolva a farinha de trigo em ¼ de xícara de leite e despeje no leite, mexendo sem parar com um mistudador por 1 minuto. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Continue mexendo com o misturador por 5minutos. Desligue o fogo;
4.    Coloque no liquidificador a salsinha, a cebola e creme de leite*. Bata por 1 minuto. Acerte o sal;
5.    Cozinhe o macarrão até ficar ao dente.
6.    Misture o molho de salsinha ao macarrão. No prato para servir, junte a abóbora e o tomate. Salpique salsinha.



Mousse de queijo com goiabada
180g de queijo minas curado cortado em cubos* /  250 ml de leite / 1 copo de iogurte natural / 1/2 xícara (chá) de açúcar / 200 ml de creme de leite fresco batido / 1 envelope de gelatina sem sabor dissolvida em 5 colheres (sopa) de água / 3 claras em neve
Preparação
1.    No liquidificador, bata 180 g de queijo minas curado* cortado em
cubos, 250 ml de leite, 1 copo de iogurte natural e 1/2 xícara
(chá) de açúcar.
2.    Transfira para um recipiente, junte 200 ml de creme de leite
fresco batido e a gelatina (já dissolvida em 5 colheres (sopa) de
água).
3.    Acrescente 3 claras em neve misturando delicadamente.
Numa forma de vidro para pudim, ou formas individuais, untada com óleo, despeje a mistura.
4.    Cubra com papel-filme ou saco plástico e leve para a geladeira
por cerca de 2 h

Desenforme e sirva com calda quente de goiaba.

Comentários e aprendizado da noite:
Já ouvi de algumas amigas que as receitas são muito complexas para fazer, mas asseguramos que é muito mais descrição de todos os passos que complexidade.
Enquanto se assa a erva doce, é possível utilizar o forno para a abóbora. Já corte no início os tomates para que possam ficar marinando. Dispense os finos caules da salsinha pois podem “amargar” o molho.
*A indicação original do mousse é de 250grs de queijo curado, mas para o nosso paladar o gosto de queijo ficou muito acentuado. Por isso, indico abaixo de 180grs. Com isso, fica fácil de corrigir o passo 1 da preparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário