02 maio, 2012

Tapas 
Azeites com sabor
Compre pães salgados macios e corte-os em cubos. Coloque o azeite de sua preferência em um recipiente e espalhe o "Flavored Salt" - sal aromatizado.
Tínhamos a mão:
1) Sale al Tartufo: UAU, foi o escolhido da noite! Delicioso. Devido o sabor muito presente de trufas, deve-se colocar uma pitada - mas suficiente para perceber o sabor. Portanto, respeite o limite do seu paladar ou pode se tornar uma degustação desagradável. Consumir e começar o processo de novo: azeite e sal trufado. Usamos a marca italiana Viani & Co. (http://www.viani.de/en_0350.html?node=1001). O site é bem bonito e tem mais informações. 
2) Flor de Sal - D´ES TRENC (http://flordesaldestrenc.com/flor_de_sal_d_es_trenc/productos/): o quarteto usado foi (na verdade trouxe um quinteto de sais, mas decidimos no último minuto compartilhar 4 sabores e não avisamos a Dea para trazer a unidade dela - Mediterránea):
- Natural: temperei o tomate cortado em cubos para a bruschetta. Dispensei o tradicional manjericão - somente azeite e sal. Porém, deixei no ponto que permitisse complementar com os sabores de sal a seguir;
- Olivas Negras: o pequeno pote de 50 gramas parece conter 1 tonelada de azeitonas pretas totalmente frescas.
- Sri Lanka: combinação de especiarias que dá um toque picante. Vários tons de especiarias vc sente em um pedaço de pão!
- Rosa: nao é somente a cor, mas sim, é composto de pétalas de rosas e algumas pimentas.... simplesmente um fino sabor.
3) Finca Marina: tive o prazer de conhecer a Marina - dona da Finca Marina (www.finca-marina.org). Eles possuem uma grande variedade de sais. Provamos o SCHMALZSALZ - flor de sal defumado com banha de porco, kümel, cebola... é bom até para comer puro!
Todos esses sais são usados para pratos, nos sites temos boas indicações para melhor aproveitá-los. Fizemos uma ótima degustação!

Massa folhada com salmão defumado e molho de mostarda e dill 
Preparei a base do canapé com massa pronta para pastel ao forno - com isso ficou super crocante e fininha.
O charme do petisco foi o molho sueco a base de mostarda e dill, presenteado pela Dea e adquirido nada mais que na IKEA FOOD!
A combinação de salmão com dill é sucesso garantido. Se nao der para dar um pulinho na IKEA FOOD na Suécia, eu arriscaria a mistura de uma boa mostarda com dill fresco, vinagre e sal!

Salada de tabule com geléia picante de menta acompanhado com batatas ao molho béchamel
Conheci o tabule e a geléia em uma visita a uma loja incrível de chás, sais, azeites, etc, etc... A dona da loja preparou o tabule servido com a geléia para os clientes. Não precisou explicar muito. Todos que provavam, levaram os dois itens.
Foi um aprendizado para temperar um cuscus marroquino com muitas folhas de hortelã picadas finamente, pimenta rosa, sal, cramberry seco, raspas de limão, azeite, azeite balsâmico. Tudo a gosto!
A geléia picante de menta é da Jules & Sharpie (www.julesandsharpie.com).  
Batatas: cortei 10 batatas bolinhas em 4 partes, coloquei em uma travessa com azeite de oliva, flor de sal natural e algumas folhas de alecrim. Misturei e levei ao forno para assar e gratinar. Importante: as batatas devem ficar ligeiramente duras para gratinar, pois continuarão o cozimento. Reserve.
Molho béchamel: 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo / 1 1/2 colher de sopa de manteiga / 2 xícaras de leite / noz moscada / flor de sal natural / pimenta branca. Coloque o leite para ferver. Enquanto isso, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo mexendo rapidamente. Deixe essa mistura dourar e despeje VAGAROSAMENTE o leite quente, misturando sempre para não criar caroços. Tempere com o restante dos ingredientes a gosto. Reserve.
Montagem:  coloque em pequenas caçarolas as batatas cozidas e despeje o molho até cobrir parcialmente. Leve ao forno somente para manter aquecido. Se for servido imediatamente, aqueça as caçarolas para que o molho mantenha consistência líquida.

"No caminho para o aeroporto de Frankfurt, comecei a lembrar dos itens gastronômicos que levava na mala para compartilhar com meus amigos. Foi então que pensei no título do encontro do Quartas Culinárias: Tapas e Beijos. Tapas porque tive uma explosão de sabores com os sais aromatizados com azeite e pães e outras combinações que estão nas fotos. Todos servidos em pequenas porções. Beijos...bem, pelo caloroso abraço que eu já ensaiava dar nas Balzacas do QC. Encontramos sim em SP os sais aromatizados, mas a qualidade de três marcas que conheci....ohhh, vale a pena parar para degustar. Estou falando de Flor de Sal, um sal já conhecido como mais saudável por sua produção artesanal (é retirado manualmente da superfície das salinas) e composição química (muito mais minerais - exemplo: magnésio, que estimula o paladar).

Beijos! Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário